UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE REALIZA EVENTO DO NOVEMBRO AZUL EM NOVA MARÍLIA

O CRAS Magé I e o Ambulatório de Anemia Falciforme também estiveram presentes

Homem que se cuida tem atitude. A frase no cartaz exposto na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Nova Marília resumiu, de forma direta, o espírito dos participantes que assistiram, nesta quinta-feira (25/11), a palestras sobre o Novembro Azul. Além de informações sobre o câncer de próstata, doença-alvo da campanha, os moradores também tiveram acesso aos serviços de combate à dengue, de isenção na retirada de documentos e de conscientização sobre os cuidados com a anemia falciforme, dentre outros. “Nosso evento tem o intuito de abordar um tema tabu e fazer com que a população, especialmente os homens, nos procure para tratar do assunto”, comentou a coordenadora da UBS, Crislaine de Oliveira.

Enfermeira da unidade, Pâmela Reis listou alguns sintomas do câncer de próstata, como a dor para urinar, mas chamou atenção para as ações preventivas. “Quanto mais rápido diagnosticar, melhor é para o paciente. Aqui no bairro, temos três centros de tratamento para dependentes de álcool, drogas, e a maioria dos pacientes é homem. Queremos que nos procurem”, avaliou. Coordenadora do programa da Secretaria Municipal de Saúde para as populações em situação de rua, Kátia Moura foi a responsável pela palestra do Novembro Azul. “Homens, cuidem da saúde! Saúde é qualidade de vida e bem-estar”, reforçou, completando que homens com mais de 40 anos precisam estar mais atentos.

O mecânico Walter Córdoba Feitosa, 59, ficou até o fim do evento. “Já estou perto dos 60 anos e ainda não realizei o exame para saber se tenho o câncer de próstata. Achei importante tudo o que foi dito aqui hoje para perder o preconceito sobre a prevenção, o exame do toque”, declarou. O aposentado Paulo Nei da Silva, 71, também esteve na plateia e falou que eventos como esse são muito importantes para a comunidade. Ele fez questão de elogiar os outros serviços prestados, como o combate ao mosquito da dengue e a retirada da segunda via de documentos pelo CRAS Magé I. O Mês da Consciência Negra também foi lembrado com a presença do Ambulatório de Doenças Falciformes.

(Fotos: Phelipe Santos)