PROCON MAGÉ DÁ DICAS DE COMO APROVEITAR A BLACK FRIDAY

Amanhã é dia de Black Friday, hora dos consumidores aproveitarem os descontos no evento mais esperado do ano. Mas para gastar com segurança é preciso ficar atento às promoções que por muitas vezes são ilusórias. Para ajudar o cidadão mageense, o Procon Magé dá dicas de como comprar sem ter dor de cabeça.

“O primeiro passo para aproveitar as ofertas é pesquisar os preços para ter um parâmetro e saber se realmente os descontos são expressivos antes mesmo de fazer a compra. Tem pessoas que não fazem essa busca e acabam sendo enganadas, porque por ser um período de muitas ofertas, há muita enrolação”, explica a coordenadora do Procon Magé, Renata Meirelles.

Outra coisa importante é desconfiar dos preços abaixo do valor de mercado. “O consumidor deve estar atento quando o preço estiver inferior ao mercado e no valor à vista e parcelado. Em caso de compra pela internet, é preciso procurar em sites confiáveis e considerar o valor do frete que pode não compensar. O Procon RJ tem uma lista de sites não recomendados e pode ser acessada no link https://bit.ly/lista-sites-nao-recomendados”, conta Renata.

De acordo com o Procon Magé, o consumidor deve perguntar sobre a política de trocas, pois as lojas físicas só têm a obrigação de trocar em caso de vícios ou defeitos. Já em compras virtuais, o consumidor tem o prazo de sete dias a contar da compra ou da entrega para desistir da compra.

“Caso não haja o comprimento da oferta ou qualquer outro problema relacionado ao produto ou serviço, documentos como e-mail, fatura do cartão e comprovantes de pagamento e/ou prazo de entrega serão necessários para abrir a reclamação no Procon”, detalha a coordenadora.

Quem se sentiu lesado pode procurar o Procon Magé através do e-mail procon@mage.rj.gov.br, abrir uma reclamação no site https://mage.rj.gov.br/procon-formulario/ ou presencialmente no balcão de atendimento do Gabinete do Povo, em Piabetá, localizado na Av. Caioaba.