CAMPANHA DEZEMBRO VERMELHO EM ALUSÃO AO DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA HIV/AIDS INICIA NESTA SEXTA-FEIRA EM MAGÉ

Dia é marcado pela criação do Serviço de Infectologia Municipal

A Prefeitura de Magé, por meio da Secretaria de Saúde, inicia na próxima sexta-feira (1/12) a Campanha Dezembro Vermelho, que alerta sobre a prevenção do vírus HIV, da AIDS e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além da luta e proteção dos direitos das pessoas infectadas com o vírus. O dia será também marcado pela criação do Serviço de Infectologia Municipal (SIMM).

A abertura oficial ocorre com a capacitação de médicos e enfermeiros da Atenção Primária em Saúde, na Casa dos Conselhos, das 9h às 17h, abordando o tema “PREP – Profilaxia Pré-Exposição, Sigilo do Diagnóstico, Preconceito, Adesão e Novidades do Tratamento”. Será discutido também a sífilis, como diagnosticá-la, tratá-la e o que é sífilis congênita.

Isis Cameron, médica infectologista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenadora da Vigilância em Saúde de Magé, falou sobre a importância da campanha.

“A importância do Dezembro Vermelho é a testagem. Enquanto não testarmos todo mundo, descobrindo quem tem o vírus, começando o tratamento e mantendo o vírus controlado (indetectável), não erradicaremos a epidemia. Quem se trata não transmite o vírus e vive uma vida normal, podendo namorar, beber e ter filhos. O HIV não é um tabu. É uma doença crônica, como a hipertensão e o diabetes. Temos que acabar com o preconceito de que é doença de gay, de profissional do sexo, de promiscuidade. O HIV pode acontecer com qualquer um, inclusive em quem é casado. Então, precisamos testar e tratar”, frisou a médica.

Serviço de Infectologia Municipal de Magé (SIMM)

O Serviço de Infectologia Municipal atende gestantes, crianças, idosos para testagens de doenças como IST, HIV, hepatites virais, toxoplasmose e infecções de pele. O SIMM realiza desde teste rápido até alta pós-cura (no caso de Hepatite C). A unidade SIMM está localizada ao lado do Hospital de Magé. São cinco médicos, todos especialistas pela UFRJ, capazes de atender toda a demanda do município.

Inteligência Artificial (VIH)

Magé agora conta com a ajuda da VIH. A inteligência artificial na qual detecta a intenção do usuário, quando ele se expressa ela capta as frases e envia a resposta baseada no que a pessoa deseja.

“Além disso, ela também tem aprendizado em tempo real, o que significa que quanto mais as pessoas falam com ela, melhor e mais rápida ela fica. VIH também possui um painel de atendimento para que os mageenses possam ser transferidos para falarem direto com o time de atendimento”, explicou o criador do sistema, Yuri da Silva.

O sistema tem a capacidade de realizar até 180 mil atendimentos por mês, o que significa 6 mil atendimentos por dia.

Sobre a doença

A AIDS é a doença causada pela infecção do vírus da Imunodeficiência Humana. Esse vírus, do tipo retrovírus, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos TCD4+. O vírus é capaz de alterar o DNA dessa célula e fazer cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

Os pacientes soropositivos, que têm ou não AIDS, podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não são tomadas as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.