CAMPANHA JANEIRO BRANCO CONTA COM A PARTICIPAÇÃO DA PREFEITURA DE MAGÉ

Janeiro é um mês especial para a saúde. A campanha Janeiro Branco é dedicada a discutir e alertar à população sobre os problemas de saúde mental que vêm se agravando, principalmente neste momento de pandemia.
Sabendo disso, o prefeito Renato Cozzolino anunciou, na visita ao CAPS AD III em Piabetá, a contratação de novos Psiquiatras e Psicólogos para reforçar o Programa de Saúde Mental Municipal.

O encontro realizado na manhã de hoje teve diversas atividades em prol da campanha Janeiro Branco: palestra, dinâmica de grupo, roda de conversa e depoimentos de usuários, movimentaram a Unidade, que oferece tratamento multiprofissional para pacientes com transtorno mental grave ocasionado pelo uso prejudicial de álcool e outras drogas.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) relatam que o Brasil é o segundo país das Américas com maior número de pessoas depressivas, equivalentes a 5,8% da população, atrás dos Estados Unidos, com 5,9%. A depressão é uma doença que afeta 4,4% da população mundial. O Brasil é ainda o país com maior prevalência de ansiedade no mundo (9,3%).

Em Magé, há atendimento de equipe especializada pelo SUS no Ambulatório da Saúde Mental, no CAPS Lídia Menezes, CAPS AD e CAPS infanto juvenil.