EDUCAÇÃO DE MAGÉ INICIA ANO LETIVO 2021 A PARTIR DE SEGUNDA (8)

Retorno será em esquema de ensino híbrido. Primeiro passo é a Semana de Integração com responsáveis e alunos

Chegou a hora para os mais de 55 mil alunos da rede municipal de Magé voltarem para a sala de aula. Para um retorno seguro, as Secretarias de Educação e Cultura, e a de Saúde se uniram para botar em prática um protocolo de segurança sanitário para aulas híbridas com revezamento no esquema presencial na unidade.

“É importante esclarecer para toda a nossa comunidade escolar que estamos retornando com um protocolo seguro e com responsabilidade de nos cuidarmos e cuidarmos do outro. Teremos um esquema em que vamos dividir as turmas em grupos A e B para estudarem uma semana em casa e outra semana na escola. Todos vão estudar o mesmo conteúdo”, esclarece a secretária de Educação e Cultura de Magé, Sandra Ramaldo.

Ela ainda explica que os responsáveis serão orientados na Semana de Integração, que acontece de 8 a 12 de março. “Este será um encontro essencial para o funcionamento dessa dinâmica, mostrar que a prevenção deve ser uma ação conjunta da unidade escolar, dos alunos e dos responsáveis, e contar sobre os kits de alimentação que serão distribuídos para garantir a alimentação da merenda escolar ao período proporcional que o aluno estudar em casa”, esclarece.

O esquema vale também para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). E a Secretaria de Educação e Cultura lembra que é preciso que os pais mandem os alunos com uma garrafinha ou copo porque é proibido beber água diretamente no bebedouro, e mande máscaras extras para fazer a cada duas horas.

Esquema diferente para as creches

Das 105 unidades da rede municipal, 38 são creches. Os pequenos terão revezamento diferente para garantir o protocolo, a jornada de permanência será reduzida pela metade, com uma turma no primeiro horário e a segunda na outra parte do tempo.

“Com essa redução, cortamos a hora do soninho na creche, que é o momento que muitos pequeninos acabam fazendo muito contato. Para mantermos a segurança sanitária, esse soninho o aluno fará em casa”, finaliza a secretária.