FOCO NA SAÚDE ANIMAL: MAGÉ PROMOVE CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA PARA CÃES E GATOS

Suruí e Mauá são os primeiros distritos beneficiados

Fotos: Rômulo Barbosa

Neste sábado (22), a Prefeitura de Magé, por intermédio da Secretaria de Saúde, realizou a primeira rodada de mais uma campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos, batizada de “Um amigo não deixa o outro com raiva”. Os proprietários dos animais aproveitaram o dia de sol e procuraram um dos postos de vacinação, que ficaram abertos das 9h até 13h.

Neste primeiro dia foram 1.173 cães e 224 gatos vacinados. A Secretaria de Saúde tem como meta imunizar um total de 44 mil animais até o final da campanha.

A vacina antirrábica é uma imunização usada para prevenir a raiva, uma doença viral grave que afeta o sistema nervoso central de mamíferos, incluindo humanos. A raiva é transmitida principalmente por mordidas de animais infectados, como cães e gatos.

“A campanha começa hoje e se estenderá até o dia 19 de agosto. No dia 29, estaremos no sexto distrito, dia 12 de agosto no segundo e terceiro distrito e, por fim, dia 19 no primeiro distrito”, explicou o coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental, Fabrício Garcia.

Vinícius Pio, 34 anos, levou seu labrador, Hunter, para ser vacinado e comentou sobre a importância desta ação. “Essa iniciativa é excelente, pois reforça o cuidado com nossos animais, já que a vacinação previne contra essa doença horrível, que é a raiva animal. Eles são nossos queridos filhos. E, além disso, a escolha do dia foi perfeito – um fim de semana, permitindo que a gente consiga levar o nosso bichinho com calma. O postinho é bem próximo da minha casa e foi bem tranquilo, sem ter nenhum conflito com outros pets”, destacou Vinícius.

Outra que aproveitou para vacinar seu animal de estimação foi Renata Justino, 46 anos, moradora de Mauá. Ela levou sua gatinha, Milu, para ser protegida contra a raiva.

“Eu trabalho na praça da Coroa e Milu está comigo há três anos. Todos os dias eu chego para trabalhar e ela me faz companhia durante todo o dia. Como ela é uma gatinha de rua e não tem ninguém para cuidar dela, estou trazendo para ser vacinada e prevenir a doença”, relatou Renata.