MAGÉ EMPOSSA NOVOS MEMBROS CONSELHO MUNICIPAL DE DIREITOS, DEFESA E PROTEÇÃO DOS IDOSOS

Magé empossou nesta terça-feira (5) os novos membros do Conselho Municipal de Direitos, Defesa e Proteção do Idoso (COMDDEPI) para o mandato 2022/2024. 12 conselheiros, sendo seis do governo e mais seis da sociedade civil compõem a equipe vai discutir, criar e fiscalizar as políticas públicas voltadas para turma da melhor idade. No encontro, também foi feita a eleição do presidente e da vice-presidente do conselho.

“Estou muito feliz por assumir este novo desafio, vou dar o meu melhor e desbravar tudo aquilo que ainda não foi feito a respeito do idoso. Temos que nos unir e o conselho não pode ser verbal, mas com ações. Precisamos estar juntos com quem precisa e necessita, vamos avançar e conto com ajuda de todos os membros do governo e da sociedade civil nesta jornada”, diz Elisângela Valença, presidente do conselho e assistente social da Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) de Magé.

Na gestão do COMDDEPI é alternada, um ano o conselho é presidido pelo governo e outro pela sociedade civil. As principais atribuições são acompanhar e avaliar os planos, programas, projetos e orçamentos públicos municipais destinados ao idoso; receber sugestões, reclamações, reivindicações ou denúncias de ações ou omissões; emitir pareceres, recomendações e implementações de políticas no âmbito municipal e formular diretrizes que promovam atividades que visem à defesa dos direitos dos idosos.

A subsecretária de políticas públicas assistenciais, Juliana Vasconcellos, participou da cerimônia de posse e falou da importância da ILPI de Magé. “A ILPI é um marco na história do município. O Ministério Público esteve hoje fiscalizando a unidade e tivemos a feliz notícia que o promotor deu nota 10 pelo serviço prestado. Isso é um avanço para o município e os nossos idosos, porque poucos municípios do Estado tem uma ILPI, que nasceu através de uma briga do conselho, por isso ele é fundamental para as políticas públicas”, explica.

O conselho se reúne toda 1ª terça de cada mês, a partir das 14h, na Casa dos Conselhos, que fica na Rua Manoel Monteiro da Rosa, nº 26 – Flexeiras. Para mais informações, o interessado pode fazer contato pelo telefone (21) 2633-0510.

Confira a lista dos conselheiros empossados:

Sociedade Civil:

Lar Beneficente El Shaday