MAGÉ INAUGURA SUPER TENDA COM VACINAÇÃO 24H CONTRA A COVID-19

Unidade móvel em Piabetá também funcionará aos sábados e domingos

Magé ganhou reforço na luta contra a Covid-19. Nesta sexta-feira (7), a Prefeitura inaugurou a primeira super tenda de vacinação 24 horas do Brasil, na Praça 7 de Setembro, em Piabetá. O novo polo também funciona aos sábados e domingos com três equipes para atendimento aos pedestres e mais duas para o drive-thru.

“Magé tem o primeiro polo 24 horas de vacinação contra a Covid-19 do Brasil e, é importante demais, porque mostra que o nosso governo é dinâmico, do carinho, da atenção e do amor ao próximo. Uma tenda funcionando 24 horas evita qualquer tipo de aglomeração e facilita a vida de muitas pessoas que podem vir aqui a qualquer hora tomar a vacina”, explica o prefeito Renato Cozzolino.

Elias Fagundes, de 81 anos, foi o primeiro a receber a vacina no novo polo. Ele chegou às 5h30, porque estava ansioso. “Cheguei muito cedo, estava ansioso, está tudo muito organizado e foi bem legal tomar a vacina, porque a gente se imuniza contra esse vírus”, contou o aposentado.

Quem chegou cedo também foi o José Martins, morador do Jardim Nazareno. Ele estava com receio de tomar a vacina, porque ficou com medo de ter aglomeração. “Minha filha me avisou que tinha essa tenda gigante e aproveitei a oportunidade para tomar a vacina. Eu tenho 62 anos, mas ficava morrendo de medo de ter aglomeração em alguma unidade, não por culpa da  Prefeitura, mas por causa das pessoas que não respeitam as regras. Graças à Deus agora estou protegido e a gente comemora”, disse.

O secretário de Saúde de Magé, o médico José Carlos de Oliveira, diz que a vacinação continua de segunda a sexta, nos 15 polos, para pessoas com comorbidades.

“A super tenda veio para facilitar ainda mais a vida do mageense, porque já temos 15 polos de vacinação contra a Covid-19 em Magé vacinando de segunda a sexta. Esse é o 16º polo e temos um espaço bem amplo e climatizado para dar mais conforto ao cidadão. O polo aqui na Praça vai funcionar todos os dias 24h, inclusive aos finais de semana”, detalha o secretário.

A vacinação em Magé segue todas as normas e protocolos do Plano Nacional de Imunização criado pelo Ministério da Saúde. O novo posto também vacina por idade e seguindo os grupos prioritários.

“Atualmente estamos vacinando pessoas com comorbidades com 58 anos ou mais e continuamos com os idosos a partir dos 60. A pessoa que tem comorbidade precisa estar dentro do grupo estabelecido pelo Ministério da Saúde e levar uma receita com o nome da mesma ou uma declaração médica que ateste que ela possui aquela comorbidade. Sem o comprovante a vacinação não será feita”, alerta o coordenador da Vigilância Epidemiológica, Daniel Martins.

A Secretaria Municipal de Saúde já adianta que na próxima semana será ampliada a vacinação para quem tem comorbidades. Segunda-feira (10) para pessoas com 57 anos ou mais e na quarta-feira (12)  a partir dos 56 anos.

Quem vai pelo drive-thru também passa por dentro da tenda que realiza o atendimento no ambiente refrigerado e protegido para receber a vacina no carro. Além disso, a Prefeitura criou um espaço destinado para a testagem da Covid-19.

“Nós temos o teste rápido e o swab, mas existem critérios para essa testagem. Se a pessoa chegar com menos de dez dias de sintomas ela fará o swab e se ela chegar com mais de dez dias e tiver um pedido médico solicitando o teste rápido, assim a pessoa fará. Tanto para a coleta de swab, quanto para a realização do teste rápido é necessário a avaliação com solicitação médica”, finaliza Daniel Martins.

: Lucas Santos