MAGÉ NO COMBATE ÀS HEPATITES VIRAIS

Neste mês é celebrado o “Julho Amarelo” com o objetivo de reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. Em Magé, a rede municipal de saúde conta com 36 polos de testagem com diagnósticos em 30 minutos, sendo 35 Unidades de Saúde da Família e um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), onde é realizado todo tratamento especializado.

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, eles se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Por isso é importante fazer o teste rápido, porque dessa forma podemos diagnosticar a doença de forma antecipada, antes que a doença chegue a um nível que pode ser irreversível. Se diagnosticada antes, evita uma lesão prolongada e crônica que pode evoluir para uma cirrose ou um câncer”, explica Lígia Vieira, coordenadora do CTA. 

No dia 28 de Julho é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais e para celebrar a data, a Secretaria Municipal de Saúde estará na Super Tenda de Vacinação contra a Covid-19, em Piabetá, fazendo testagem em massa das 9h às 16h. 

“No dia mundial vamos fazer uma testagem em massa em Piabetá, onde se concentram o maior número de pessoas da cidade. Nossa meta é testar mais de 400 pessoas com exames de hepatites B e C que são rápidos e os resultados saem em 30 minutos. Essa ação será o encerramento, mas a população pode procurar a USF mais próxima de casa, porque já temos 35 USFs fazendo a testagem”, frisa a coordenadora. 

Confira os polos de testagem:

1º distrito: Centro de Testagem e Aconselhamento (Em cima do posto Carlos Ullmann), UBS Nova Marília e nas USF Saco, Piedade, Flexeiras, Parque Boneville, Vila Nova, Maria Conga, Canal, Barão de Iriri e Citrolândia;

2º distrito: USFs Andorinhas e Jardim Esmeralda;

3º distrito: USF Cachoeirinha 

4º distrito: USFs Partido e Santa Dalila

5º distrito: USFs Anil, São Francisco, Cantinho da Vovó, Ypiranga e Figueira

6º distrito: USFs Beco do Saci, Horto, Ilha, Jardim Nazareno, Jardim Novo Horizonte, Maurimárcia, Parque Estrela, Parque Caçula, Parque Maitá, Parque Santana, Pau Grande, Vila Serrana, Vila Carvalho e UBS Guarani I. 

 

Notícia anteriorMUTIRÃO DE ATENDIMENTO PARA FUNCIONÁRIOS EFETIVOS QUE CONTRATARAM EMPRÉSTIMO NO BANCO ITAÚ
Próxima notíciaGRUPOS CULTURAIS DE MAGÉ COM VOZ E VEZ