MAIO LARANJA: PREFEITURA DE MAGÉ E CMDCA PROMOVEM AÇÃO SOBRE O COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Maio é o mês laranja! O Mês de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, marcado nesta quinta-feira, 18 de maio. E para intensificar ainda mais a campanha, a Prefeitura de Magé, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), juntamente com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou um grande encontro na Casa dos Conselhos, localizada em Flexeiras.

A ação contou com a presença de 180 pessoas, incluindo alunos e professores do CIEP 128, conselheiros tutelares, membros do governo, o movimento de mulheres de São Gonçalo e equipes da rede de atendimento da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, que debateram as ações de combate aos abusos e à exploração sexual relatados na cidade.

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Flávia Gomes, declarou a importância da união em prol dessa grande ação.

“Estamos aqui hoje, todos unidos no combate a essa prática absurda e criminosa. E nada mais justo do que ter a presença desses jovens, porque eles são os alvos dessa ação. E ainda, para que tenham consciência e consigam realizar a denúncia”, afirmou.

Para a vice-presidente do CMDCA, Bia Nunes, o encontro visa fomentar políticas públicas de atendimento.

“Nesse encontro, trouxemos a juventude e órgãos necessários para que a gente possa refletir sobre os futuros mecanismos de combate ao abuso e à exploração sexual. A presença desses jovens é de extrema importância porque eles irão multiplicar o conhecimento e transmitir tudo que absorveram dos profissionais”, disse.

Cerca de 100 estudantes do CIEP 128 Mapemirim marcaram presença no evento. A professora de disciplinas pedagógicas, do curso de Formação de Professores, Elizângela Carvalho, explicou a importância da conscientização para os jovens. “É uma temática muito importante já que estão em um curso para trabalharem com crianças, além de termos alunos que foram vítimas na infância. Então, achamos pertinente a presença deles porque serão multiplicadores das informações que receberem aqui”, contou.

O conselheiro tutelar, Moisés Rodrigues, faz um alerta à sociedade sobre a importância da conscientização. “Através do envolvimento social, estamos tentando conscientizar a sociedade sobre o abuso e a exploração sexual, porque, inúmeras vezes, os abusadores não estão do lado de fora. Em muitos casos, os abusadores estão dentro de casa, sendo pai, tio ou irmão. É de extrema necessidade o debate entre todos!”, afirmou.

Em caso de denúncias, faça bonito e disque 100.

Fotos: Gilson da Costa Jr