PREFEITURA LUTA PARA MELHORAR O TRANSPORTE PÚBLICO E AMPLIA A FISCALIZAÇÃO EM MAGÉ

A Prefeitura de Magé, assim como várias outras espalhadas pelo Brasil, lida com obstáculos relacionados ao sistema de transporte público local. Dessa forma, o Executivo municipal tem procurado alternativas para sustentar a operação sem causar mais prejuízos aos usuários.

Em uma reunião com representantes de veículos da cidade no Palácio Anchieta, na noite da última sexta-feira (31), a vice-prefeita Jamille Cozzolino, o secretário de Transportes Junimar Borges, além do representante da Coppe/UFRJ, Marcelino Aurélio e o gerente de Operações da empresa Iluminada, Algemiro Lopes, apresentaram a situação do serviço, as medidas e ações emergenciais adotadas no processo para solucionar as dificuldades no transporte público de Magé.

“A Prefeitura de Magé tem se empenhado incansavelmente na luta para melhorar o transporte público. Estamos cientes das dificuldades enfrentadas pelos usuários do sistema, e é nosso objetivo encontrar soluções que atendam a todos sem prejudicar a qualidade do serviço, com transparência e atuando com responsabilidade”, afirmou a vice-prefeita Jamille.

Em um primeiro momento, por intermédio de um subsidio de créditos federais, a empresa responsável pelo transporte público se comprometeu a atender, em um prazo de 30 dias, às demandas como o retorno de linhas e horários. Além disso, todos os seis distritos já devem ter ônibus com circulação até às 23h.

Entre as linhas acordadas estão: 1043 – Citrolândia x Magé (via Jororó), 1017 – Parque dos Artistas x Piabetá, 1015 – Ponte Preta x Piabetá, 1019 – Maurimárcia x Ilha (via Piabetá), 1012 – Vila Inca x Magé, 1008 – Barão de Iriri x Magé, 1007 – Magé x Piabetá (via Conceição), 1014 – Piabetá x Olaria (via Estrada Nova), 1011 – Ypiranga x Magé (via Suruí), 1003 – Pau Grande x Magé, 1002 – Piabetá x Andorinhas, 1001 – Andorinhas x Magé.

A Secretaria de Transportes, por sua vez, realizará rondas noturnas e acompanhará de perto a retomada do serviço, garantindo maior controle e qualidade no atendimento aos usuários do transporte público. Outra novidade que servirá como uma ferramenta de fiscalização e vai facilitar a comunicação com a população, a Prefeitura de Magé criou a Ouvidoria do Transporte Municipal, que pode ser contatada pelo e-mail ouvidoriatransportes@mage.rj.gov.br

O secretário Junimar comentou sobre a negociação com a empresa Iluminada e a importância da Ouvidoria do Transporte Municipal: “Após negociações com a empresa Iluminada, vamos reforçar a fiscalização e garantir a retomada de linhas e horários importantes para a população. Não iremos ceder até que toda essa situação esteja resolvida. Também criamos a Ouvidoria do Transporte Municipal para ouvir as demandas dos cidadãos e melhorar ainda mais o serviço. Esta ação é fundamental para estreitar o relacionamento entre a população e a gestão pública”.

A Prefeitura também contratou um estudo da UFRJ,  e que já está em andamento, para analisar o transporte municipal e propor melhorias que atendam efetivamente às necessidades da população local. O representante da Coppe/UFRJ, Marcelino Aurélio informou que o estudo terá a duração de seis meses, com um relatório preliminar previsto para ser entregue em até dois meses. “Esse estudo está sendo feito em diversas cidades, como Petrópolis, e vai nortear a Prefeitura de Magé a encontrar a solução definitiva para o sistema de transporte”.

Já o representante da empresa Iluminada, Algemiro Lopes, informou que a empresa está com déficit grande de mão de obra e que está com vagas abertas para quem tiver interessado em trabalhar. Entre os cargos disponíveis estão: manobreiro, motorista categorias B e D, mecânico de diesel e mecânico de ar-condicionado, entre outras vagas. “Quem tiver interesse e possuir a qualificação para o cargo, pode procurar a sede da empresa para participar do processo seletivo”, aponta.

A vice-prefeita Jamille Cozzolino finalizou, mencionando o trabalho da Prefeitura de Magé na fiscalização e na busca por melhorias: “Não estamos medindo esforços para fiscalizar o cumprimento dos horários e número de linhas.  Esse estudo em parceria com a UFRJ para analisar e dar soluções para o transporte municipal será de suma importância. Vamos apresentar tudo ao Ministério Público que está acompanhando e ainda promover a audiência pública. Tenho certeza que vamos atender efetivamente às necessidades da população. Continuaremos lutando para garantir um transporte público de qualidade e acessível para todos os mageenses”.