PREFEITURA TROCA MANILHAS DA RUA PROJETADA A PARA EVITAR ENCHENTES

Secretaria de Infraestrutura vai substituir 300 equipamentos de 400 mm pelos de 600 mm

Funcionários da Prefeitura começam a troca das manilhas de 400 mm pelas de 600 mm para melhorar o escoamento da água de drenagem e o saneamento básico nas ruas Projetada A e Guarani (FOTO: Lucas Santos)

Uma equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura desembarcou, nesta semana, em Piabetá, para trocar o manilhamento da Rua Projetada A e dar fim às dores de cabeça causadas pelas enchentes na região. O prefeito de Magé, Renato Cozzolino, esteve no local, na última terça-feira (13/04), para anunciar, debaixo de chuva, o início da obra. “Vamos trocar todas as manilhas de 400 milímetros e colocar as de 600 mm. Toda vez que chove aqui, os moradores acabam perdendo os seus eletrodomésticos. Isso vai ter fim”, comentou Renato, acompanhado da vice-prefeita Jamille Cozzolino.

O secretário de Infraestrutura de Magé, Marcos Pereira, explicou que 300 manilhas serão substituídas para combater “15 anos de alagamentos constantes”. “É uma rede obsoleta que estamos trocando a partir de um novo projeto de topografia. Ao todo, vamos gastar R$ 150 mil de execução direta para ligar o tronco da Rua Projetada às manilhas de 1.500 mm da Rua Guarani”, declarou. De acordo com Pereira, essa é uma das mais importantes frentes de trabalho para a implantação de uma nova rede de drenagem e de saneamento básico no sexto distrito.

Aposentados e moradores da rua há anos, dona Iracy e seu Ademir, ambos de 69 anos, têm experiências diferentes para contar. Iracy Pereira construiu sua casa no início da Projetada A “há mais de 50 anos”. Ela perdeu a conta do quanto já sofreu com as enchentes. “Na última chuva forte, entrou água aqui em casa e eu perdi o colchão da minha neta e uma cesta básica de alimentos. Isso é muito triste”, lamentou. Já Ademir da Silva tem a sua moradia distante de dona Iracy, mas, nem por isso, deixou de vivenciar os problemas das chuvas: “No fim da rua, não alaga, mas eu fico impedido de me locomover”.

Piedade

A Prefeitura de Magé também retomou a frente de obras no início do bairro Piedade. O secretário Marcos Pereira explicou que 1.600 metros de meio-fio serão instalados em quatros ruas: as Alamedas 1 e 2 e as ruas transversais Waldemar Lima Teixeira e Mara. Além disso, uma equipe com dez homens e uma retroescavadeira estão preparando o terreno para a pavimentação. “Essa também é uma obra onde vamos economizar cerca de 70% do que gastaríamos se não fosse feita por execução direta. Aqui, além do meio-fio, vamos derramar 800 metros de asfalto em 30 dias. O gasto total será de R$ 230 mil”, informou Pereira.