SANTO ALEIXO REABRE CENTRO DE FISIOTERAPIA FECHADO HÁ DOIS ANOS

O 24h do bairro também começa a oferecer raio-x, pediatria, eletrocardiograma e laboratório de forma ininterrupta

Prédio do Centro de Fisioterapia estava desativado há dois anos. Agora, pacientes encaminhados por outras unidades de Saúde serão atendidos em Santo Aleixo de segunda a sexta, das 8h às 17h (FOTO: Gilson Jr.)

O prefeito de Magé, Renato Cozzolino, esteve, na manhã desta terça-feira (15/06), em Santo Aleixo, para inaugurar o novo Centro de Fisioterapia e conhecer os modernos equipamentos do Posto de Saúde 24 Horas. A partir deste mês, os moradores que precisarem de sessões de fisioterapia serão atendidos de segunda a sexta, das 8h às 17h, no prédio que estava desativado há dois anos. Já no 24h, pacientes terão a seu dispor máquinas digitais de raio-X, eletrocardiograma e ultrassonografia, além de 27 tipos de exames laboratoriais e de uma pediatria. “A Saúde tem que ser prioridade para qualquer gestor. Aqui, em Santo Aleixo, estamos construindo ainda a USF da Capela e devolvemos, hoje, para a população o Centro de Fisioterapia com capacidade para 250 atendimentos por semana”, disse Renato.

Secretário Municipal de Saúde, o médico José Carlos de Oliveira era um dos mais animados durante a cerimônia. “Estou muito feliz. Temos aqui, hoje, uma unidade de clínica médica 24 horas, uma pediatria 24h e estamos também inaugurando os leitos clínicos: são 12 leitos de sala verde (seis masculinos e seis femininos), dois de sala amarela e dois leitos de CTI na sala vermelha”, salientou. O doutor José acompanhou a vice-prefeita Jamille Cozzolino, que chegou cedo para verificar as condições dos novos equipamentos e do Centro de Fisioterapia. “A gente tem trabalhado para atender melhor a população daqui. As pessoas não vão precisar mais ir nos grandes hospitais de Magé porque os primeiros atendimentos serão aqui. E, se precisar de internação, terá também”, acrescentou Jamille.

Coordenadora de Fisioterapia da Secretaria de Saúde, Silvana Fernandes comentou que um dos atendimentos mais importantes que será feito no Centro de Fisioterapia diz respeito ao Programa de Reabilitação Pós-Covid. “Uma das coisas mais importantes dessa reinauguração é que poderemos atender os pacientes do pós-covid. Pessoas que tiveram essa doença geralmente têm dificuldade nas partes respiratória e motora e a reabilitação entra para ajudá-los a se recuperar”, informou. Já a diretora do Posto de Saúde 24h, Gisele Rebeque, destacou que a pandemia também motivou a unidade a disponibilizar uma psicanalista para o atendimento dos profissionais de Saúde: “É um sonho que já vem de antes do covid ter uma psicanalista cuidando, zelando, ouvindo cada funcionário”, contou.

A coordenadora Silvana explicou que os pacientes das sessões de fisioterapia virão encaminhados de outras unidades, mais especificamente das USFs da Cachoeira, da Cachoeirinha, do Britador, do Jardim Esmeralda e de Andorinhas. No posto de saúde, a diretora Gisele disse que os exames laboratoriais, o raio-x, o eletrocardiograma e a pediatria irão funcionar 24 horas e a ultrassonografia será realizada apenas uma vez por semana. Também participaram da cerimônia os secretários de Comunicação e Eventos, Bruno Lourenço, e de Trabalho, Emprego, Indústria, Comércio e Geração de Renda, Fernando Assunpção Cozzolino, e os representantes da Câmara de Vereadores de Magé, os vereadores Arthur Cozzolino e Álvaro Alencar.

Notícia anteriorMAGÉ REALIZA AÇÕES PÚBLICAS PELO DIA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA OS IDOSOS
Próxima notíciaDISQUE-ABELHAS DE MAGÉ DOA ENXAME PARA APICULTORA INICIANTE