13 DE MAIO: ESCOLAS MUNICIPAIS DE MAGÉ REFLETEM SOBRE O RACISMO

Professores da rede participarão de palestra com mestra de quilombo pernambucano

Na escola Ruth Taldo França, em Santo Aleixo, o professor Diego Fonseca discutiu o 13 de maio com seus alunos. No fim, eles produziram um vídeo sobre racismo (FOTO: Phelipe Santos)

Depois dos 21 Dias de Ativismo contra o Racismo em abril, as escolas da rede municipal de ensino de Magé aproveitaram esta quinta-feira, 13 de maio, Dia da Abolição da Escravatura, para refletir sobre a data. Alunos discutiram o tema em sala de aula e debateram como combater o preconceito racial. Para o coordenador de Promoção da Igualdade Étnico Racial e Diversidade (Copied) da Secretaria de Educação e Cultura, Victor Hugo Machado, o momento é “de reflexão, de desconstrução e de problematização de uma ideia romantizada criada pela História”. “Foi nessa linha que orientamos as escolas a trabalharem o 13 de maio em sala de aula”, revelou.

Na Escola Ruth Taldo França, em Santo Aleixo, as discussões sobre o tema dominaram as aulas de Artes do professor Diego Fonseca. Alunos das sexta, sétima e oitava séries chegaram a produzir um vídeo de pouco mais de 1 minuto sobre racismo como trabalho curricular. Para Diego, tratar deste assunto e ver a percepção de cada estudante é gratificante. “Quando a gente tem um aluno que não fala muito, mas que, no fim do trabalho, chega e, do jeitinho dele, diz que o racismo é errado e que a gente precisa amar as pessoas como elas são, isso indica que o trabalho valeu a pena”, declarou.

Para explicar seu entendimento sobre o que é o racismo, a aluna Sofia Asthine, 14 anos, usou um estojo de lápis de cor: “Geralmente, quando uma criança vai pintar a cor da pele de alguém em um desenho, os adultos ensinam a usar o lápis bege. Mas, não, esse não é o único lápis que pode ser usado. A gente tem que aprender a usar esse (o marrom) também”. Amiga de Sofia, Janaína Offredi, 14, diz que não se lembra de ter sofrido racismo na vida, mas que, se sofreu, não foi profundamente atingida. “Acredito até que já tenha sofrido racismo, mas não de uma maneira a baixar a minha autoestima”, pontuou.

Educação quilombola

O coordenador Victor Hugo disse ainda que a Copied vai realizar, nesta sexta-feira (14/05), uma palestra online com a mestra em Políticas Públicas e Gestão da Educação Givânia Maria da Silva, do quilombo de Conceição das Crioulas, em Salgueiro (PE). Ela vai falar sobre educação escolar quilombola. Victor garantiu que representantes das 105 escolas e creches da rede municipal foram convidados. Ele pontuou que Magé, como uma das poucas cidades com três quilombos reconhecidos no estado, precisa ser vanguarda neste debate. “Temos um quantitativo majoritário de alunos de ascendência negra, o que torna imperativo para nós essa discussão”, afirmou.