CITROLÂNDIA GANHA NOVO PRÉDIO PARA A CRECHE NELMA GUERRA MARINS

Aulas para 60 crianças entre 2 e 3 anos acontecerão em salas que levaram três meses para ficarem prontas

Depois de três meses, está totalmente pronto o novo prédio que abrigará a creche Nelma Guerra Marins, em Citrolândia. O local, que foi inaugurado pelo prefeito Renato Cozzolino, tem salas de aula, brinquedoteca, despensa, cozinha e banheiros (FOTO: Lucas Santos)

Era uma casa muito engraçada. Não tinha teto. Não tinha nada. A famosa música lembrada durante a cerimônia de inauguração do novo prédio da creche Nelma Guerra Marins, em Citrolândia, neste sábado (28/08), ilustrou o cenário de abandono em que se encontrava a unidade antes da nova gestão assumir a Prefeitura. Quem explica a situação é a secretária de Educação e Cultura de Magé, Sandra Ramaldo: “Não tínhamos qualquer documentação a respeito desse espaço, que já se encontrava inaugurado, com placa e tudo. Mas, aqui, só existia o alicerce, com mato alto e algumas paredes no tijolo ainda. Não tinha telhado”. A partir desta semana, as coisas mudam e as 60 crianças que estudam em três turmas de tempo integral passam a contar com salas, brinquedoteca, banheiros, cozinha e despensa prontos e equipados.

A inauguração foi feita pelo prefeito Renato Cozzolino, que salientou que as creches são importantes não só para as crianças como também para os pais. “Essa é a primeira de muitas creches que iremos inaugurar. Acredito na Educação e prego que, através dela, vamos mudar o país e o mundo. Sabemos da importância disso tudo na vida das crianças, mas sabemos também da importância para os pais que, muitas vezes, têm que sair para trabalhar e não têm com quem deixar seus filhos”, disse. Vice-prefeita de Magé, a educadora Jamille Cozzolino lembrou que a inauguração ocorreu em um momento especial: “Estou muito feliz de poder entregar para a população a primeira creche do nosso Governo em plena Semana Nacional da Educação Infantil”.

Mães de crianças que estudam na creche, Sabrina Brito e Aline Miranda contaram como as aulas estavam acontecendo. “Era uma situação muito ruim. A antiga creche ficava em um local úmido, com muitas infiltrações. A gente deixava as crianças e elas poderiam até ficar doentes”, contou Sabrina. Aline ressaltou que, antes do novo prédio, os alunos já tinham deixado a casa insalubre alugada na Rua João Café Filho e se transferido para algumas salas da Escola Municipal Margarida Nery. “Com essa primeira mudança, as coisas melhoraram. Minha filha gosta muito daqui porque tem o parquinho e é um espaço maior”, revelou. Coordenador de Infraestrutura do Primeiro Distrito, Nelson Vinagre informou que o novo prédio levou três meses para ficar pronto.

Nelma Guerra

Professora nascida em Santo Aleixo em 1945, Nelma Guerra Marins foi a grande homenageada da tarde de inauguração em Citrolândia, para a honra de seus familiares presentes na cerimônia. Viúvo da educadora, Valmir Silvério Marins, de 83 anos, estava bastante emocionado. “Estou encarando essa homenagem com muita emoção porque ela foi muito dedicada à Educação durante todo o tempo em que lecionou em Magé”, declarou. Apesar das lágrimas, seu Valmir confidenciou que estava muito feliz por ter reencontrado alguns ex-alunos da professora Nelma, que deu aulas de Língua Portuguesa, Inglês e Literatura. O casal teve dois filhos e um deles, Leonardo, também esteve no evento.

Diversos representantes dos poderes Executivo e Legislativo e das comunidades de Citrolândia, Sertão e Jororó também foram à inauguração, dentre eles os secretários de Transporte e Ordem Pública, Pablo Vasconcelos, e de Comunicação e Eventos, Bruno Lourenço, e o ex-prefeito de Magé, Dinho Cozzolino.