MAGÉ DÁ ESPAÇO PARA ATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Atividades lúdicas são o caminho para aprendizagem nos primeiros anos de vida

Na Semana Nacional da Educação Infantil, a Prefeitura de Magé realizou diversas ações nas creches municipais ressaltando a importância da brincadeira durante a infância. As atividades lúdicas fazem parte da rotina de ensino nas salas de aula e neste semana tiveram um plus com oficinas de culinária, piquenique literário, oficina de brinquedos, teatro musical e musicais infantis, além de zumba kids, pintura entre outras ações.

“Estamos com atividades amplas em toda a rede. Para o próximo ano o Prefeito já assumiu o compromisso comigo de criar muitas creches e inclusive aumentar a oferta de Educação Infantil nas escolas. A gente acredita que a Educação Infantil é a base de tudo. É nesta idade que conseguimos construir os valores e os conceitos mais importantes que serão levados para a vida toda”, afirma a secretária de Educação e Cultura de Magé, Sandra Ramaldo.

As pedagogas da rede também foram prestigiadas. Nesta quarta-feira (25), a professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Andrea Serpa, ministrou uma palestra para mais de 100 professoras que atuam na rede na Educação Infantil para reforçar a importância do brincar na primeira infância.

“As crianças estão em processo de aprendizagem e desenvolvimento contínuo de 0 a 6 anos. É o período da vida humana que esse processo é intenso e jamais se repetirá. Se continuássemos aprendendo nesta velocidade, com 18 anos saberíamos todas as palavras do dicionário, então é fundamental criar caminhos neuronais neste período e as brincadeiras fazem isso. A parte cultural também conta muito. É brincando que a criança cria vínculos de amizade, afeto e sociabilidade”, concluiu a especialista.