MAGÉ AMPLIA FAIXAS ETÁRIAS PARA IMUNIZAÇÃO JUVENIL

Vacinas da meningite e do HPV foram estendidas por determinação do Ministério da Saúde

Além de prorrogar a campanha nacional de multivacinação juvenil até 30 de setembro, a Prefeitura de Magé, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que estão sendo oferecidas também as vacinas contra a meningite e o HPV para novas faixas etárias, conforme definido pelo Ministério Saúde este mês.

“Antes, a vacina da meningite ACWY era aplicada para jovens de 11 e 12 anos, agora foi ampliada para 11 a 14 anos. No caso do HPV, a faixa etária foi ampliada apenas para os meninos, ou seja, 9 a 14 anos como é já para as meninas”, explicou o coordenador do Centro de Imunização, Henrique Moreira.

A campanha nacional de multivacinação infantil segue em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) de Magé, das 8h às 17h, e no Centro de Imunização, das 7h às 17h. Os endereços das Unidades de Saúde da Família estão disponíveis no site oficial da Prefeitura (www.mage.rj.gov.br)). O Centro de Imunização fica ao lado do Hospital Municipal de Magé, no Centro da cidade.

Para as crianças e adolescentes estão disponíveis as vacinas BCG; hepatite A, hepatite B; penta; pneumocócica 10-valente; pneumocócica 23-valente; poliomielite inativada (VIP) e poliomielite oral (VOP); rotavírus humano; meningocócica C (conjugada), meningocócica ACWY (conjugada); febre amarela; tríplice viral; tetraviral; tríplice bacteriana (DTP); dupla adulto (dT); varicela e HPV quadrivalente.

Segundo os especialistas em saúde, a vacinação aumenta a proteção das crianças e adolescentes contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos, hospitalizações e óbitos. Todos os imunizantes são seguros e registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Foto – Phelipe Santos