MAIS ASFALTO E SANEAMENTO BÁSICO EM 2022

Prefeitura divulga resultado final da votação popular do Orçamento Participativo

Asfalto e saneamento básico foram as opções mais votadas entre as três prioridades em todos os distritos no Projeto Orçamento Participativo, onde os mageenses tiveram a oportunidade de indicar o que a Prefeitura deve fazer na cidade no próximo ano. A população também escolheu como prioridades para o município a implantação do Centro de Saúde da Mulher, uma Escola Técnica e o Hospital Oftalmológico.

“O orçamento participativo é um projeto que deu muito certo e estamos felizes com o resultado, porque isso mostra que a opinião da população tem importância. O morador sabe mais do que a gente o que precisa ser feito. O asfalto e saneamento básico foram as opções mais votadas em todos os distritos e vamos cumprir tudo o que prometemos. A ideia é fazer isso todos os anos para que o orçamento seja construído com a ajuda da população, vamos continuar governando com amor e trabalhando com muita responsabilidade”, comemora o prefeito Renato Cozzolino, que trouxe uma iniciativa inédita no estado do Rio.

A Secretaria Municipal de Orçamento e Planejamento montou uma metodologia para o Plano Plurianual (PPA) e dividiu a Prefeitura de Magé em cinco eixos para que fosse criada a votação: desenvolvimento econômico social, desenvolvimento humano, saúde, gestão e cidade. A secretária da pasta, Micaela Zeferino, detalhou quais serão os próximos passos para que o que foi escolhido seja feito.

“Os principais programas enviados pelas Secretarias Municipais foram para votação da população e agora, com o resultado, vamos colocar mais previsão orçamentária no primeiro ano para as ações que foram vencedoras. Essa votação vai impactar tanto no PPA quanto na LOA. Porque na LOA, que é a Lei Orçamentária Anual, a gente vai fazer uma previsão de orçamento para essas ações que foram votadas. Depois que fizermos essa sistematização, vamos transformar isso em valores reais e fazermos toda a estimativa de receita e a despesa. Em seguida, a gente envia para a Câmara Municipal, pois temos o prazo máximo de entrega em 31 de agosto. O Poder Legislativo vai analisar e votar se os vereadores vão fazer alguma emenda e depois acaba o processo”, explica Micaela.

Resultado da Votação Popular (presencial nas tendas + votos on-line) do Orçamento Participativo de Magé:

1º distrito:
Reativação da Casa de Saúde N. Sra da Piedade 29,7%