MAIS ASFALTO E SANEAMENTO BÁSICO EM 2022

Prefeitura divulga resultado final da votação popular do Orçamento Participativo

Asfalto e saneamento básico foram as opções mais votadas entre as três prioridades em todos os distritos no Projeto Orçamento Participativo, onde os mageenses tiveram a oportunidade de indicar o que a Prefeitura deve fazer na cidade no próximo ano. A população também escolheu como prioridades para o município a implantação do Centro de Saúde da Mulher, uma Escola Técnica e o Hospital Oftalmológico.

“O orçamento participativo é um projeto que deu muito certo e estamos felizes com o resultado, porque isso mostra que a opinião da população tem importância. O morador sabe mais do que a gente o que precisa ser feito. O asfalto e saneamento básico foram as opções mais votadas em todos os distritos e vamos cumprir tudo o que prometemos. A ideia é fazer isso todos os anos para que o orçamento seja construído com a ajuda da população, vamos continuar governando com amor e trabalhando com muita responsabilidade”, comemora o prefeito Renato Cozzolino, que trouxe uma iniciativa inédita no estado do Rio.

A Secretaria Municipal de Orçamento e Planejamento montou uma metodologia para o Plano Plurianual (PPA) e dividiu a Prefeitura de Magé em cinco eixos para que fosse criada a votação: desenvolvimento econômico social, desenvolvimento humano, saúde, gestão e cidade. A secretária da pasta, Micaela Zeferino, detalhou quais serão os próximos passos para que o que foi escolhido seja feito.

“Os principais programas enviados pelas Secretarias Municipais foram para votação da população e agora, com o resultado, vamos colocar mais previsão orçamentária no primeiro ano para as ações que foram vencedoras. Essa votação vai impactar tanto no PPA quanto na LOA. Porque na LOA, que é a Lei Orçamentária Anual, a gente vai fazer uma previsão de orçamento para essas ações que foram votadas. Depois que fizermos essa sistematização, vamos transformar isso em valores reais e fazermos toda a estimativa de receita e a despesa. Em seguida, a gente envia para a Câmara Municipal, pois temos o prazo máximo de entrega em 31 de agosto. O Poder Legislativo vai analisar e votar se os vereadores vão fazer alguma emenda e depois acaba o processo”, explica Micaela.

Resultado da Votação Popular (presencial nas tendas + votos on-line) do Orçamento Participativo de Magé:

1º distrito:
Reativação da Casa de Saúde N. Sra da Piedade 29,7%
Asfalto e Saneamento Básico 21,3%
Construção de Nova Rodoviária 15,4%

2º distrito:
Organização do Turismo nas Cachoeiras – 25,6%
Asfalto e Saneamento Básico – 18,8%
Calçamento e Ciclovia na Estrada Municipal – 13,1%

3º distrito:
Asfalto e Saneamento Básico – 22,7%
Calçamento e Ciclovia na Estrada Municipal – 21,6%
Recuperação e Manutenção de Estradas e Pontes da Área Agrícola – 16%

4º distrito:
Construção do Complexo da Água Doce – 22,9%
Canalização do Valão do Partido – 22,2%
Asfalto e Saneamento Básico – 22,1%

5º distrito:
Asfalto e Saneamento Básico – 30,4%
Calçamento e Ciclovia da Estrada Nova – 16,5%
Construção do Píer da Praia da Mauá – 15,6%

6º distrito:
Asfalto e Saneamento Básico – 17,7%
Construção de Nova Rodoviária -13,7%
Construção de Creche e ou Escola – 12,5%

Cidade no geral:
Implantação do Centro de Saúde Da Mulher – 16,1%
Escola Técnica – 15,2%
Hospital Oftalmológico – 14,8%