PARQUE NATURAL MUNICIPAL BARÃO DE MAUÁ COMPLETA NOVE ANOS COM EVENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

“A Baía de Guanabara está viva e o resgate dela é possível, mas pra isso, temos que parar de poluí-la. Se não poluirmos mais, a natureza fará o seu papel. Não é uma utopia”. A explicação esperançosa feita por Rodrigo Gaião da ONG Guardiões do Mar abriu a comemoração do aniversário de nove anos do Parque Natural Municipal Barão de Mauá. As crianças da E.M. Comandante Amaral Peixoto e E.M. Professora Hilda Coelho visitaram os estandes montados na entrada do Parque do Projeto Uçá, Associação de Caranguejeiros e Amigos do Mangue de Magé, Escoteiros do Mar e o projeto de educação ambiental da Prefeitura de Magé, Mangue Itinerante. A aula de educação ambiental se estendeu e os alunos botaram o pé na lama e adentraram o Parque para visitar o ecossistema que, até então, era novidade.

“Temos um projeto grande para esta área. O parque vai virar uma área de estudos, um complexo com sala para pesquisadores, banheiros etc. Criaremos uma estrutura para recebermos os alunos daqui do Município e de fora.”, adianta o secretário de Meio Ambiente, Silvio Furtado.

RECORDANDO

O Parque Natural Municipal Barão de Mauá é uma área de 113 hectares que sofreu um grave acidente de derramamento de óleo nos anos 2000 e, desde então, diversos trabalhos de reflorestamento foram feitos. A Petrobrás foi multada e parte do dinheiro foi destinado ao reflorestamento dos locais prejudicados. Hoje, o Parque Barão de Mauá é um centro importante para educação ambiental, fomento à pesquisa cientifica, turismo ecológico e, além disso, mantém os recursos pesqueiros de Magé pois é um grande berçário da vida marinha.

”Estou trabalhando aqui desde 2001. O IBAMA deu esta área como perdida e disse que as árvores não iam crescer, mas hoje já temos uma área de conservação e um parque com 113 hectares reflorestados,” conta o educador ambiental, Adeimantus Carlos.

O evento contou com a participação do subsecretário de Saneamento Ambiental do Estado do Rio de Janeiro Sérgio Mantovani, vereadores Elenilson (Pará), Julimar Borges e Nina. A Orquestra Sonnorus tomou conta da parte musical com a participação dos alunos.