USF CAPELA É O PRIMEIRO PRÉDIO 100% CONSTRUÍDO E INAUGURADO PELA NOVA GESTÃO

Unidade, que já conta com 4 mil cadastrados, fará atendimentos de clínica geral e cardiologia, dentre outros

Cercado de autoridades do município, o prefeito Renato Cozzolino cumpriu uma promessa de campanha e inaugurou, neste sábado (17/07), a nova USF Capela, em Santo Aleixo, a primeira obra edificada de sua gestão (FOTO: Álvaro Carvalho)

Depois de cinco meses de obras intensas, a Prefeitura de Magé entregou à população do bairro Capela, em Santo Aleixo, uma nova e moderna Unidade de Saúde da Família (USF). A inauguração, neste sábado (17/07), contou com a presença do prefeito Renato Cozzolino e de diversas autoridades. Durante o seu discurso, Renato aproveitou para destacar que a data é histórica para o município. “Estamos entregando, hoje, o primeiro modelo de USF que vamos implantar em toda a cidade. Tudo construído com recurso próprio, sem a necessidade de licitação, o que encareceria a obra”, começou o prefeito. E continuou: “Sei a dificuldade que é o morador da Capela ter que sair do seu bairro para ser atendido longe daqui. Por isso, trazer uma USF para cá de novo era uma de minhas promessas”.

Responsável pela pasta que vai monitorar o funcionamento de todas as unidades de Saúde, o secretário Municipal de Saúde, José Carlos de Oliveira, fez questão de elogiar a equipe que se empenhou para erguer, em tão pouco tempo, a USF. “Não para por aí. No último dia 10, começamos a construir também a USF do BNH. Na próxima segunda, vamos dar início à construção de outro prédio lá no Rio do Ouro”, informou o doutor José, reforçando que a Prefeitura de Magé pretende reabrir as 22 unidades de Saúde fechadas e construir ou reformar outras nove. Na USF da Capela, os atendimentos para os 4 mil moradores já cadastrados serão em clínica geral, ginecologia, cardiologia, pediatria, dentista e fisioterapia. O posto também vai funcionar como polo de testagem e de vacinação para a Covid-19.

O secretário Municipal de Infraestrutura, Marcos Pereira, reforçou que, apesar da rapidez na entrega do prédio, o material usado na unidade foi de “alto padrão”. “O piso é de porcelanato e as janelas e portas foram feitas de vidro temperado. Trata-se de um material resistente que não vai necessitar de manutenções periódicas”, declarou. Pereira fez coro com o prefeito no que diz respeito à redução de custos com a obra. “Se fosse licitada, a nova USF custaria R$ 1 milhão. Fizemos tudo por menos de R$ 300 mil”, anunciou. Assim que chegou no evento, o secretário Municipal de Governo, Vinícius Cozzolino, conversou com a população. “Essa era uma demanda antiga dos moradores da Capela negligenciada pelas administrações anteriores. Por isso, é muito importante a inauguração hoje”, pontuou.

A USF Capela vai funcionar, a partir da próxima segunda-feira (19/07), de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 13h. Na cerimônia de inauguração, também estiveram presentes a vice-prefeita Jamille Cozzolino e os secretários de Assistência Social e Direitos Humanos, Flávia Gomes; de Trabalho, Emprego, Indústria, Comércio e Geração de Renda, Fernando Assunpção Cozzolino; de Segurança Pública, André Lopes; e de Comunicação e Eventos, Bruno Lourenço. Logo após a abertura da USF, o prefeito, acompanhado da primeira-dama Lara Torres, seguiu para a igreja do bairro para participar da missa em homenagem a Santo Aleixo.