JULHO AMARELO: PREFEITURA DE MAGÉ REALIZA TESTAGEM E DISTRIBUIÇÃO DE PRESERVATIVOS EM MAUÁ

Para marcar o mês de prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis (IST), a Prefeitura de Magé organizou uma ação para testagem de Sífilis, HIV, hepatite B e C, distribuição de camisinhas masculinas, femininas além de aconselhamento para os moradores que testaram positivo. Segundo Lygia, coordenadora do programa de ISTs, Julho é um mês importante para conscientização dos moradores, através dos eventos realizados, instruindo sempre à prevenção e ao tratamento.

“Se o exame der positivo para qualquer destes agravos, o paciente já sai daqui com encaminhamento médico marcado, solicitação de exames confirmatórios e de carga viral. Temos todo suporte para o paciente no programa, remédio e consulta sem precisar sair do município. A equipe é multidisciplinar com psicólogos, assistente social, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos e médicos. Todos dispostos a ajudar”, disse Lygia Vieira.

A prevenção ainda é a maior arma contra as ISTs, por isso, é importante o uso de preservativos sempre.

“A Prefeitura distribui preservativos e testes gratuitos. O passo seguinte é insistir nos programas de prevenção e testagem. Os testes devem se feitos periodicamente”, finaliza Lygia

Em Magé, as Unidades de Saúde da Família (USFs) realizam os testes de infecções sexualmente transmissíveis e o tratamento periódico está disponível no anexo ao Hospital de Magé, no Centro. A próxima ação será em Suruí, na quinta-feira (28/7), a partir das 9h em frente ao posto de saúde 24h.