MAGÉ REALIZA CURSO DE MELIPONICULTURA PARA OS PEQUENOS PRODUTORES RURAIS

Os pequenos produtores rurais de Magé participaram de um curso gratuito de meliponicultura, a criação de abelhas sem ferrão. A iniciativa da Secretaria de Agricultura Sustentável e Defesa dos Animais, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), tem o objetivo de orientar e ensinar os produtores sobre as espécies de abelhas nativas do Brasil e sua importância dentro do ecossistema.

“O curso é para iniciantes e ou pessoas que já possuam algum conhecimento sobre o assunto. Falamos sobre importância das abelhas sem ferrão, suas diferenças, diversidade de espécies no Brasil, identificação, manejo, divisão e o mais importante, a preservação!”, conta o instrutor Lúcio Pinto Boechat

Existem mais de 20 mil espécies de abelhas espalhadas pelo mundo. A maioria delas têm comportamento solitário, mas existem aproximadamente 420 espécies sociais nativas sem ferrão e 300 delas são encontradas no Brasil.

Com base nos conhecimentos do curso, os participantes podem iniciar a meliponicultura por hobby ou como geradora de renda complementar, além de ajudar na preservação da abelhas e do ambiente.

“Tenho uma loja e trabalho com os derivados de mel: pólen e própolis. Este curso vai me ajudar a passar informações para os clientes. Existe muita mística e informações falaciosas sobre o mel e as abelhas, por isso, é importante receber informações de uma fonte segura”, disse a aluna Mell Fabio Campos