PREFEITURA ALERTA ALUNOS E RESPONSÁVEIS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ATUALIZAÇÃO DA CADERNETA DE VACINAÇÃO

Ações de conscientização estão acontecendo nas escolas e creches do município

Manter a caderneta de vacinação atualizada é importante para manter a saúde em dia. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Magé, muitos bairros têm defasagem de vacinação e para conscientizar a população, o Programa de Saúde na Escola (PSE) está levando as ações para dentro das escolas e creches da rede municipal. Na última sexta-feira (25) foi a vez da E.M. Argemiro Ferreira Mestre Calombo a receber o evento de mobilização.

“Muito se fala em vacina da Covid-19 e todo mundo quer se imunizar, mas as pessoas esquecem das vacinas de rotina que são fundamentais para manter a saúde em dia. Estamos fazendo uma integração com a Educação fazendo palestras para quebrar paradigmas sobre o medo da vacina. Conversamos com as crianças sobre a importância de vacinar e de alertar aos pais em relação a isso. Afinal prevenção é tudo”, conta Beatriz Azevedo, enfermeira da USF Lagoa.

A Lagoa é um dos bairros de Magé que apresenta maior defasagem na atualização da caderneta de vacinação. Welverthon Rodrigues, diretor-adjunto da E.M. Argemiro Ferreira, que fica na comunidade destacou a importância do evento.

“A comunidade se empenhou e está fazendo a causa acontecer também. Fizemos a conscientização inicial com todos os alunos para que eles atinjam os pais. A escola é lugar de construir saberes e fizemos isso de forma bem conscientizadora e integrada com a unidade de saúde da Lagoa para que isso desse certo. Estamos mega felizes com o resultado”, comemora o diretor.

Esse é o segundo tema abordado pelo PSE neste ano. No início do ano letivo, a Prefeitura abordou sobre as formas de prevenção da Covid-19 e a importância do uso de máscara, lavagem das mãos e uso de álcool gel.

“Essa é a segunda ação do nosso programa, porque já trabalhamos com a promoção e prevenção a Covid-19, vamos dar continuidade a esse tema nesse biênio. Essa segunda ação é a atualização do cartão de vacina das nossas crianças e adolescentes. Todas as equipes de saúde da família do município estão envolvidas e isso é fundamental para o trabalho na comunidade, porque a gente engloba Saúde, Educação e Assistência Social que são os pilares que buscamos na saúde pública”, conta a coordenadora do PSE, Eliane Moraes.

O PSE segue o calendário letivo da rede e após as férias de julho, os alunos serão conscientizados sobre a importância de crescer com uma alimentação saudável e cuidados com a saúde bucal.

Fotos: Phelipe Santos