PREFEITURA DE MAGÉ CRIA ESPAÇO EM SITE OFICIAL PARA DESMENTIR FAKE NEWS ATRIBUÍDAS AO GOVERNO MUNICIPAL

Para ajudar a desmentir as ‘fake news’ que circulam nas redes sociais e grupos de mensagens, a Secretaria de Comunicação e Eventos da Prefeitura Municipal de Magé preparou um espaço no site oficial para o cidadão consultar e tirar dúvidas se as informações recebidas nas mídias sociais são falsas ou não. Basta entrar no site (mage.rj.gov.br/fake-news/), preencher o formulário e aguardar que a notícia será checada com os órgãos oficiais.

As fake news podem ser usadas para criar boatos e reforçar um pensamento, por meio de mentiras e da disseminação de mensagens de ódio. O secretário de Comunicação e Eventos, Bruno Lourenço, afirmou que a criação deste espaço é uma maneira de educar a população a usar sempre o site oficial como fonte confiável. “Além de desmentir as fake news que estão circulando, esta medida também serve para a população denunciar as informações que lhes causam dúvida”, justifica.

Existem alguns métodos para desmascarar as notícias falaciosas, a primeira é verificar a fonte, em seguida é importante perceber o tom do texto, o teor pejorativo costuma ser um indicativo de mentira. Outro ponto importante é checar a data, além de buscar a mesma informação em outras fontes.

“Estamos fazendo um convite para você conhecer e construir junto um governo mais transparente e com uma informação cada vez mais séria e eficiente”, concluiu Bruno.