PREFEITURA DE MAGÉ PROMOVE CAMPANHA DE TESTE DO PEZINHO

No dia 06 de junho, se comemora o Dia Nacional do Teste do Pezinho, uma data que busca conscientizar sobre a importância desse exame. A Prefeitura de Magé também está engajada nessa causa, por meio da campanha “Faça o Teste do Pezinho”, visando promover uma infância saudável.
O exame é realizado por meio da coleta de sangue do calcanhar do bebê, permitindo a identificação de doenças graves, tais como hipotireoidismo congênito (quando a glândula tireoide do recém-nascido não produz hormônios em quantidades adequadas), fenilcetonúria (uma doença do metabolismo) e hemoglobinopatias (doenças que afetam o sangue, como traço falcêmico e doença falciforme). Essas doenças não apresentam sintomas no momento do nascimento e, se não forem diagnosticadas e tratadas precocemente, podem causar sérios danos à saúde, incluindo retardo mental grave e irreversível.
O teste possibilita o tratamento precoce e a redução ou eliminação das sequelas associadas a essas doenças, portanto, é fundamental que todos os recém-nascidos realizem o exame. A coleta de sangue é ideal entre o 3º e o 5º dia de vida.
A triagem não pode ser realizada logo após o nascimento, ainda na maternidade, devido ao diagnóstico da fenilcetonúria, uma doença genética que envolve a presença de uma mutação responsável por afetar a função de uma enzima. É necessário que o bebê já tenha sido amamentado, pois o teste também verifica a taxa de uma enzima presente no sangue, responsável pela quebra de uma proteína do leite.
As principais doenças diagnosticadas por meio desse teste são: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, doença falciforme, hemoglobinopatias, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase. Para realizar o teste, basta comparecer a qualquer Unidade de Saúde da Família, de segunda a sexta-feira, das 09h às 16h, portando a certidão de nascimento, o cartão SUS, o RG e o CPF do responsável.

Lembre-se de que coletas realizadas após o 5º dia prejudicam o início do tratamento em casos positivos.