PREFEITURA E CONSELHO MUNICIPAL REALIZAM 12ª CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

A Prefeitura de Magé e o Conselho Municipal de Assistência Social realizaram nesta quarta-feira (18) a 12ª Conferência de Assistência Social, onde foram discutidas as propostas municipais que serão apresentadas na Conferência Estadual. A cerimônia foi realizada no Colégio Estadual de Magé e contou com a presença de autoridades municipais, conselheiros tutelares, membros do Conselho Municipal e da sociedade civil.

“As discussões das propostas apresentadas na Conferência começaram nas pré-conferências realizadas nos CRAS, onde esses eixos temáticos e as propostas pré-selecionadas. Elas foram apresentadas na Conferência e a plenária selecionou as melhores. Foram eleitos oito delegados tanto pela sociedade civil quanto pela parte governamental e eles estarão representando o município na Conferência Estadual, mostrando ao Governo do Estado o que Magé realmente precisa em relação à política pública de assistência social”, explica a presidente do Conselho e secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Flávia Gomes.

A rede socioassistencial de Magé está sendo reestruturada desde os primeiros dias de mandato da atual gestão que vem investindo pesado nas políticas públicas de Assistência.

“Nós assumimos o município e a Secretaria de Assistência Social praticamente não existia. Nós reestruturamos toda a pasta e estamos reequipando os serviços da Assistência. Conseguimos fazer uma parceria com o Estado e trouxemos o RJ Alimenta que oferece 1.500 refeições gratuitas para os moradores de Magé e vai ficar mais seis meses em Suruí. Montamos o pernoite que era um desejo meu e da minha esposa, instalamos nos primeiro e sexto distritos, onde oferecemos aos moradores de rua um lugar para dormir com janta, colchonete, travesseiro e banho quente. Estamos fazendo tudo isso com muito carinho, porque as pessoas em situação de vulnerabilidade precisam do apoio do poder público”, destaca o prefeito Renato Cozzolino.

Ainda este ano, mais dois equipamentos da rede socioassistencial serão inaugurados. Na próxima sexta-feira (19) será aberta a Instituição de Longa Permanência para Idosos e em outubro, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM).

“Há uma necessidade muito grande de um abrigo para idosos na cidade. Quando assumimos o município, tinha uma obra inacabada que tinha sido até inaugurada, mas agora de fato ela está pronta e vamos entregar na sexta-feira, porque isso vai fazer a diferença na vida dos idosos e em outubro, vamos entregar o CEAM com atendimento especializado para as mulheres vítimas de violência. Vamos continuar trabalhando com seriedade e governar com amor”, finaliza o prefeito.

Fotos: Lucas Santos