PREFEITURA DÁ INÍCIO À DRAGAGEM DE CANAL NO CENTRO DO PRIMEIRO DISTRITO

Região, que também vai contar com o Jardim Central, passa por uma revitalização completa

Área do município que tem sofrido por causa das enchentes, o Centro de Magé está passando por uma revitalização para que as dores de cabeça com as fortes chuvas tenham fim. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Infraestrutura deu início, nesta quinta-feira (20/10), à dragagem do Canal central que acompanha a Avenida Paulo Maurício dos Santos. Ao todo, serão dragados 300 metros de leito d’água. O secretário Marco Pereira acredita que algo em torno de 20 mil toneladas de material orgânico deverão ser retiradas do canal. “Queremos dar uma nova cara a esta área e queremos livrar os moradores dos problemas causados pelos alagamentos”, disse.

Motorista de táxi que faz ponto ao lado da ponte em frente ao supermercado Rede Economia, na esquina com a Avenida João Valério, Rodd Williams Dutra Danza, 54, espera que a dragagem termine também com o mau cheiro e os mosquitos na região. “Aqui, no nosso ponto de táxi, não tivemos problema de alagamento ainda. Mesmo assim, acredito que a dragagem do canal vai melhorar as nossas condições de trabalho”, declarou. A pensionista Ana Lúcia Nogueira da Silva, 73, mora há 54 anos nas margens do canal. Ela contou que já viu muitos animais mortos serem jogados na água. “As pessoas precisam ter consciência, porque, caso contrário, não vai ter dragagem que dê conta”, pontuou.

Para realizar a coleta do material orgânico e livrar o Canal do Centro de Magé da sujeira, a Secretaria de Infraestrutura está usando uma potente escavadeira long reach. “Vamos usar equipamentos de muita potência e de grande capacidade para trazer o leito do rio ao seu curso normal”, assegurou o secretário Pereira. Bem ao lado de onde está sendo realizada a dragagem, a Prefeitura está construindo o Jardim Central de Magé. Nele, haverá o plantio de 10 mil mudas e a instalação de uma praça pública, com paisagismo, ciclofaixa e iluminação de LED.

(Fotos: Lucas Santos)