AGRICULTORES PARTICIPAM DE AÇÃO DE SAÚDE EM MAGÉ

Dezenas de produtores rurais fizeram exames e foram vacinados

Dezenas de agricultores de Magé foram beneficiados pela atividade “Agrotóxico e seus riscos”, realizada em parceria pelas Secretarias Municipais de Saúde e Agricultura Sustentável, nesta sexta-feira (03-09), no Centro de Produção e Propagação de Mudas e Sementes Melhorados (Cepam – antigo Cepta), Cachoeira Grande.

Entre os serviços, os produtores rurais puderam fazer o exame de Colinesterase (para verificar o grau de exposição a produtos tóxicos), serem vacinados contra Covid-19, gripe, hepatite B e tétano, além de participar de palestras ministradas por profissionais da Secretaria de Saúde responsáveis pelos programas Vigiagrotóxico, Mobilização Social (arboviroses causadas pelo Aedes Aegypti) Vigiágua (sobre a qualidade da água para consumo humano), Vigiar (sobre poluição do ar), Vigisolo (ações de prevenção e combate às formas de contaminação do solo) e Vigidesastre (que atua nos casos de desastres naturais e acidentes químicos).

“Os exames serão entregues aos produtores por nossas equipes de saúde, cujos resultados também passarão por avaliação médica visando o melhor para os nossos agricultores”, disse a supervisora técnica do programa Vigiagrotóxico, Jocilene Peclat.

Segundo o diretor de Agricultura, Luis Gustavo Gomes, a ação foi de extrema importância para a saúde dos produtores rurais de Magé.

“Como a toxicidade fica acumulada no sangue e, infelizmente, muitos agricultores não usam o Equipamento de Proteção Individual (EPI), eles acabam apresentando toxidez além do tolerável. Por isso, a partir da realização deste exame, a Secretaria de Saúde pode intervir para reverter o quadro, além de conscientizar sobre usar menos defensivos agrícolas e o EPI”, argumentou Luis Gustavo.

Os agricultores ficaram muito satisfeitos com a ação como revelou Célio Matos, de 57 anos.

“É uma necessidade ter este apoio porque a gente precisa muito. Se deixar só por conta da gente, fica sem saber o que fazer e onde ir. Ter um evento assim ajuda, é um grande incentivo”, disse o produtor rural.

Fotos: Phelipe Santos