ASSISTÊNCIA SOCIAL CAPACITA CONTRATADOS PARA O ‘CRIANÇA FELIZ’ EM MAGÉ

Programa custeado pelo governo federal visa acompanhar o desenvolvimento de crianças carentes de 0 a 6 anos e o pré-natal de gestantes

Os 59 contratados através de processo seletivo para atuar no programa do governo federal “Criança Feliz”, distribuídos entre as funções de visitadores e supervisores, estão sendo capacitados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. A meta é que comecem a atuar imediatamente após a capacitação, em meados de setembro.

De acordo com a assistente social e coordenadora do programa em Magé, Dulceneia Brum, os profissionais vão atender, com visitas domiciliares periódicas, crianças de 0 a 3 anos (semanais), de 0 a 6 anos com deficiência (quinzenais) e gestantes (mensais) de um total de 1.590 mil famílias assistidas na cidade, todas cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico).

A meta é que cada visitador fique responsável por 30 famílias, realizando diversas atividades lúdicas a fim de observar o desenvolvimento das crianças. No caso das gestantes, o trabalho consiste em orientações e necessidades do acompanhamento pré-natal.

“Este programa é de grande importância para criança na primeira infância porque é neste período que podemos detectar o bom desenvolvimento como medida de prevenção para saúde integral da criança”, explicou Dulceneia informando ainda que o trabalho é articulado com outras Pastas da administração pública.

“Fazemos um trabalho integrado à rede de serviço municipal, reunindo a Saúde, Educação, Cultura e Assistência Social, com o objetivo de viabilizar o acesso das crianças às políticas públicas referenciadas no combate à vulnerabilidade social”, completou a assistente social.

O “Criança Feliz” foi criado pelo governo federal em 2016, custeando integralmente as despesas com recursos para o pagamento dos profissionais e materiais de uso do programa.

Fotos: Phelipe Santos

Notícia anteriorMAGÉ AVANÇA NO TRATAMENTO DE ANEMIA FALCIFORME COM AMBULATÓRIO ESPECIALIZADO
Próxima notíciaAGRICULTORES PARTICIPAM DE AÇÃO DE SAÚDE EM MAGÉ