PREFEITO DIZ A COMERCIANTES QUE PRETENDE EXPANDIR O CALÇADÃO DE MAGÉ

Durante encontro na Faetec, Renato comentou também que não vai impedir os camelôs de trabalhar

O prefeito Renato Cozzolino esteve, pela primeira vez, com os comerciantes do primeiro distrito e confidenciou a eles que pretende expandir o calçadão de Magé até a Praça São Pedro. A proposta foi bem aceita pelos cerca de 100 presentes (FOTO: Gilson Jr.)

Depois de encontrar comerciantes do sexto distrito em duas ocasiões este ano, o prefeito de Magé, Renato Cozzolino, esteve, na manhã desta quinta-feira (08/07), com os comerciantes do primeiro distrito. A reunião aconteceu na Faetec, no Centro, e contou com a presença de cerca de 100 pessoas. Renato ouviu as demandas dos participantes e confidenciou que pretende expandir o calçadão de Magé até a Praça São Pedro. “Essa reunião é o momento certo para eu saber qual a opinião de vocês sobre esse assunto”, levantou o prefeito. Os presentes se mostraram favoráveis à ideia. “É muito importante esse elo direto com os comerciantes, pois são eles que ainda aquecem a nossa economia em tempos tão difíceis”, completou o prefeito.

No encontro, Renato disse também que não vai proibir os camelôs de trabalhar. “Não posso, em plena pandemia, ser insensível a ponto de não entender a necessidade de cada um. O que pedi ao (secretário de Segurança Pública, André) Lopes para fazer foi cadastrar os camelôs do Centro e procurar um lugar onde possamos realocá-los”, comentou. Presente na reunião, Lopes informou que já houve uma queda de 27% do número de camelôs em Magé desde o início do ano. “O Centro de Magé precisa de um choque de ordem. Já realizamos algumas operações para regularizar o tamanho das barracas e cadastrar os ambulantes”, acrescentou o secretário.

Também na reunião, o secretário de Trabalho, Emprego, Indústria, Comércio e Geração de Renda, Fernando Assunpção Cozzolino, revelou que a Prefeitura está preparando um aplicativo para movimentar o comércio local e divulgar os pontos turísticos da cidade. Além disso, ele informou que a Secretaria irá assinar um Termo de Cooperação Técnica com a Faetec para a oferta de cursos profissionalizantes gratuitos para a população. “Esses cursos serão oferecidos, inclusive, para os camelôs. A ideia é transformar os trabalhadores autônomos de Magé em MEIs (microempreendedores individuais)”, garantiu Fernando. Ele contou que haverá cursos de barbeiro, marceneiro e manicure, dentre outros.

Diretor da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Magé, Robson Freitas mostrou-se satisfeito com o encontro. “Só através do diálogo é que a gente consegue construir o consenso e saber o que é melhor para o município. Isso prova o quanto o Renato está preocupado com as pessoas, com as empresas, com a geração da atividade econômica”, declarou. Antes de terminar a reunião, Renato Cozzolino aproveitou para assegurar aos comerciantes que, a partir de agosto, vai realizar um encontro por mês para tratar dos assuntos do interesse deles. “Os encontros serão itinerantes, cada mês em um distrito. Isso não significa que comerciantes de um distrito não possam ir na reunião de outro”, pontuou.