SECRETARIA DE TRABALHO E RENDA VAI REALIZAR SEMANA DO EMPREENDEDOR

Evento com cursos e oficinas aos MEIs ocorrerá em março

Para ajudar aos microempreendedores individuais (MEIs) de Magé a alavancarem seus negócios, a nova Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Geração de Renda está planejando realizar a “Semana do Empreendedor”, em março. O evento vai oferecer cursos, oficinas, entre outras atividades em parceria com o Sebrae, além de orientações e suportes básicos na administração das pequenas empresas. Magé tem atualmente cerca de 20 mil MEIs.

“Além de orientar os microempreendedores , nosso objetivo é  fazer com que eles possam expandir suas atividades e assim também revitalizar a economia da nossa cidade”, disse o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Geração de Renda, Fernando José Assunpção Cozzolino informando ainda que o evento será realizado na própria Casa do Empreendedor, subordinada à Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Geração de Renda e que está  funcionando a pleno vapor desde o início da nova gestão, no bairro Flexeiras.

Na Casa do Empreendedor, as micro, média e até grandes empresas instaladas na cidade têm acesso a todos os serviços gratuitos para abertura e manutenção dos seus negócios, como os ligados à Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) e à Prefeitura de Magé. No caso específico da Jucerja, inclusive, atualmente a chamada delegacia da Jucerja instalada na Casa do Empreendedor está com volume de atendimento presencial cerca de 20% maior devido à dificuldade de empresários resolverem pendências de documentação online.  A média de atendimento antes do acréscimo era de aproximadamente 60 processos por mês.

“Atualmente, com a autorização da Jucerja, estamos atendendo empresários de várias cidades do Estado por conta de uma série de dúvidas para emissão de certificações digitais exigidas. Somente Magé e Itaboraí têm esta autorização”, explicou a coordenadora da Jucerja na Casa do Empreendedor, Deliane de Castro Hipólito.

SERVIÇOS PARA EMPRESAS–  Além dos serviços ligados à Jucerja, como abertura e fechamento de empresas, julgamento (cadastramento), escrituração de livro mercantil (“vida” da empresa), alteração de dados cadastrais, entre outros, a Casa do Empreendedor viabiliza tudo realizado ao alvará (relacionado ao município), como suporte para emissão, alteração, cadastro (inscrição municipal), formalização e inserção no Portal do Empreendedor (CNPJ), suporte  para emissão de pagamento mensal e outros.

“Aqui o empresário entra sem saber nada e sai ciente de todos os seus direitos e deveres”, declarou a responsável pelo setor de alvará, Jorciane Azevedo.

PROCON – A Casa do Empreendedor abriga ainda a Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). O Procon Municipal informa sobre os direitos do público em geral, além de fiscalizar as relações de consumo.

PROTOCOLOS SANITÁRIOS – É importante dizer também que os atendimentos na Casa do Empreendedor estão seguindo todos os protocolos sanitários, como uso de máscara, oferta de álcool em gel, medição de temperatura e distanciamento entre as cadeiras ao público.

ENDEREÇOS – A Casa do Empreendedor fica na Rua Sebastião Reis, 21, Flexeiras, telefone 2633-0108, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Os mesmos atendimentos da Casa do Empreendedor (com exceção dos ligados à Jucerja) e do Procon são oferecidos também no Gabinete do Povo, que fica na Rua Caioaba, s/nº , Piabetá. telefone 2650-9238. Os dias e horários são os mesmos.

Fotos: Eduardo Campos