TURISMAGÉ REALIZA VISITA A SANTO ALEIXO E DISTRITO AGRÍCOLA

Após levar grupos para visitar pontos turísticos, culturais e históricos do 1º, 4º e 5º distritos, o projeto TurisMagé teve como rota de visitação na última quinta-feira (28) o 2º e 3º distritos da cidade, com um roteiro que valoriza o patrimônio cultural de Santo Aleixo e o potencial rural do distrito agrícola de Rio do Ouro.

O início do guiamento foi no Centro de Produção e Propagação de Mudas e Sementes Melhorados (CEPAM), onde os participantes foram apresentados às formas de plantio e ao trabalho da Secretaria de Agricultura Sustentável, com a presença do diretor de Agricultura, Luis Gustavo Ramos. A visita prosseguiu até duas propriedades rurais: da agricultora Dona Juju, premiada internacionalmente por seus trabalhos, e também na Delícia de Quintal, onde são fabricados queijos e laticínios com leite tirado das vacas da própria propriedade.

“Estamos construindo um roteiro de turismo rural na cidade e é de fundamental importância a participação dos produtores rurais e da Secretaria de Agricultura Sustentável nesse processo. Faremos um levantamento de agricultores juntamente para que possamos fechar o roteiro de turismo rural de Magé. Hoje foi a primeira vez que os produtores rurais mageenses tiveram o guiamento oficial em suas residências”, salientou o assessor de Assuntos Estratégicos, Gilson Rodrigues.

Após a visitação ao distrito agrícola, o roteiro seguiu até os atrativos culturais do 2º distrito, como a Capela de Santo Aleixo e a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, que retratam o turismo religioso de Magé. Outro ponto visitado foi a antiga fábrica de tecidos Esther. A visita foi finalizada no MAMY – Movimento Artístico Mariangela Yanase – museu que reúne obras de artistas mageenses com muita história e cultura.

“Esse roteiro evidencia que além do ecoturismo, Magé possui diversos setores turísticos a serem explorados, como o potencial receptivo da agricultura e dos produtores locais. Estamos expandindo cada vez mais esse projeto, com tour por diversos distritos, que leva ao morador mageense conhecimento e sentimento de pertencimento à sua terra”, concluiu o Luiz Otávio Rosário, subsecretário de Turismo.

Os interessados em participar do TurisMagé podem realizar a inscrição se segunda a sexta-feira das 9h às 17h na Subsecretaria de Turismo, localizada no Ginásio Poliesportivo Renato Medeiros, na entrada de Pau Grande.

Notícia anteriorMORRO DA CAIXA D’ÁGUA RECEBE 200 TONELADAS DE CONCRETO NA RUA NILÓPOLIS
Próxima notíciaPREFEITURA PROIBE ENTRADA DE CAMINHÕES E CARRETAS NO 6° DISTRITO