EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE É TEMA DE CURSO PARA MAIS DE 100 PROFISSIONAIS DO SETOR

Magé é o único município do Brasil com três turmas

A Prefeitura Municipal de Magé, através da Secretaria de Saúde, organizou o primeiro de 16 encontros do curso de Educação Popular em Saúde do EdPopSUS – Fiocruz, nesta quinta-feira (23), com 110 alunos. Magé é o único município do Brasil com três turmas. O objetivo é o aperfeiçoamento e troca de informações entre os agentes comunitários de saúde, coordenadores, agentes de combate a endemias e lideranças comunitárias. A iniciativa é uma parceria do Ministério da Saúde com a Fundação Oswaldo Cruz.

“O curso estava parado desde 2019, então é uma alegria muito grande perceber que retornamos com força e muitas turmas. É importante trazer para a saúde o que foi atualizado, métodos novos, para que o município progrida e atenda todos os usuários do sistema público”, comemorou a subsecretária Larissa Ribeiro

O primeiro encontro aconteceu Cooperativa de Pau Grande e o objetivo inicial foi de compartilhar conhecimentos. A premissa do curso é que educadores e educandos são fontes de saberes e troca de experiências que podem ser aplicadas em seus territórios, buscando a criação de uma identidade e empatia com os moradores e a cidade.

“Educação popular é tudo! Nós não ensinamos nada para eles, a gente aprende e troca saberes. Fui educanda na primeira edição do EdPopSUS e hoje sou educadora. É uma emoção muito grande”, disse Marilene Formiga, que coordena a Rede de Urgência e Emergência na Saúde de Magé.