ESCOLAS DE MAGÉ SALVAM 186 MILHÕES DE LITROS DE ÁGUA COM RECICLAGEM DE ÓLEO VEGETAL

Magé tem motivos de sobra para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, que será comemorado no dia 5 de junho. No último ano, o “Movimento Rio de Águas Limpas”, promovido nas escolas municipais em uma parceria entre a Secretaria de Educação e o Instituto Libertas, alcançou uma conquista significativa: o recolhimento de 7,4 mil litros de óleo vegetal, evitando a contaminação de 186 milhões e 60 mil litros de água. Este projeto de sustentabilidade teve como objetivo conscientizar e incentivar a comunidade escolar a atuar na preservação das águas do município.

No total, 89 unidades escolares participaram do projeto, sendo pontos de coleta de resíduos. Importante frisar que a culminância do projeto vai acontecer justamente no Dia do Meio Ambiente, com a premiação de três escolas: Escola Municipal Ruth Taldo, a grande campeã, com o recolhimento de quase 900 litros de óleo e uma premiação de R$ 1.500; seguida pela segunda colocada, Escola Municipal Ana Lúcia Martins, que coletou mais de 600 litros e ganhou um prêmio de R$ 1.000 e a Escola Municipal Luiza Vieira, que acumulou quase 410 litros e recebeu uma premiação de R$ 500.

O prefeito Renato Cozzolino expressou o orgulho desta conquista para a cidade. “Estamos extremamente satisfeitos com a resposta da nossa comunidade escolar a este projeto tão importante. Provamos, mais uma vez, que as escolas de Magé vão além de serem apenas centros de aprendizado – são espaços onde a sustentabilidade está viva e presente”, ressalta.

A secretária de Educação, Sandra Ramaldo, também destacou a importância do projeto e o compromisso da Secretaria do Meio Ambiente. “Neste próximo dia 5 de junho, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, estaremos nas escolas premiadas realizando um plantio de árvores frutíferas. Essa iniciativa simboliza nosso comprometimento contínuo com a sustentabilidade e o meio ambiente. Além disso, parabenizo cada uma das 89 unidades educacional que participou dessa bela mobilização”.

Essas ações destacam a importância da conscientização e do envolvimento da comunidade na preservação do meio ambiente. “Por meio da educação e de práticas sustentáveis, a cidade de Magé demonstrou como cada indivíduo pode fazer a diferença na proteção do nosso planeta”, conclui a vice-prefeita Jamille Cozzolino.