IDOSOS ACAMADOS COM 75 ANOS OU MAIS SERÃO VACINADOS A PARTIR DE SEGUNDA (15)

Equipes vão atender acamados cadastrados pelas USFs que não foram polos de vacinação nas etapas anteriores

Para avançar na cobertura de vacinação contra a Covid-19, que está ocorrendo nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e no Centro de Imunização Municipal, a Secretaria Municipal de Saúde começa uma nova etapa, a partir desta segunda-feira (15): equipes volantes farão a vacinação dos acamados com idade a partir dos 75 anos, que são cadastrados das USFs que não foram polos de vacinação nas etapas anteriores.

“Nas unidades que foram ou estão como polos de vacinação, já temos as equipes volantes que realizam a vacinação dos acamados. Agora será a vez de quem não estava cadastrado nestas unidades”, explica a secretária de Saúde de Magé, Pamela Ferreira.

Ela ainda detalha que as ações da estratégia de imunização em Magé seguem as orientações do Ministério da Saúde para a distribuição das vacinas, que pregam a prioridade para o recebimento das doses aos idosos e profissionais de saúde.

“Aqui em Magé já conseguimos vacinar todos os nossos servidores da saúde que lidam direto com os pacientes de Covid-19 e estamos imunizando nossos moradores da terceira idade a partir dos mais idosos. Tivemos o cuidado de guardar do estoque de vacinas que recebemos a quantidade necessária para a aplicação da 2ª dose a todos que receberam a primeira. Temos um Centro de Tratamento de Covid-19 que não parou de funcionar desde que foi instalado e estamos realizando testagens em todos os mageenses que estão com suspeita da doença. Com nosso trabalho integrado, não temos fila de pacientes com coronavírus aguardando vagas no município”, detalha Pamela.

O prefeito Renato Cozzolino destaca ainda que, além de seguir com todos os cuidados no cumprimento do Plano Nacional de Imunização, há um cuidado especial para que não haja doses de vacina inutilizadas e também na logística de entrega e recolhimento das doses.

“Temos agido com muita responsabilidade neste processo de imunização. Queremos garantir a vacinação a todos os mageenses, mas isso tem que acontecer com ordem e transparência. Contamos com o apoio da Guarda Municipal e do 34º Batalhão de Magé na segurança e escolta, tanto na distribuição quanto no recolhimento das doses com todos os cuidados para armazenagem na nossa central que faz o controle. Não tivemos doses inutilizadas porque os frascos são recolhidos a tempo de serem usados nos pacientes que vêm ao Centro de Imunização, por isso o atendimento nos postos vai até 14h. E vamos seguir nesse ritmo. Contamos com a compreensão da população e vamos avançar com a vacinação. À medida que tivermos doses, as informações sempre serão divulgadas em nossas redes e no site oficial”, finalizou o chefe do Executivo mageense.