MAGÉ VACINA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA CONTRA A COVID-19

Ação começou pelo 1º distrito de Magé com a equipe do Consultório da Rua

[responsivevoice_button voice="Brazilian Portuguese Female" buttontext="Ouvir"]

Magé iniciou nesta quinta-feira (8) a vacinação contra a Covid-19 para pessoas em situação de rua no Centro do 1º distrito. A imunização é feita com a vacina de dose única, Janssen, da Johnson & Johnson. A meta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é imunizar mais de 300 pessoas que já são cadastradas e acompanhadas pelo Programa Consultório de Rua.

“Vamos pegar essa gama de pessoas que vivem em situação de rua, e que em sua maioria não sabem nem onde tem um posto para vacinar. Mas nós estamos fazendo o contrário, indo até eles nos locais onde eles ficam, porque eles precisam se proteger contra a Covid-19. Nós estamos aplicando a vacinação Janssen, da Johnson, porque ela é de dose única e vai facilitar o trabalho com essas pessoas que mudam de ambiente com ampla facilidade”, explica o secretário de Saúde, José Carlos de Oliveira.

A ação faz parte do Consultório de Rua que é responsável por garantir o acesso dessa população aos serviços de saúde. Atualmente, 300 pessoas estão cadastradas pelo equipamento da SMS.

“Nós fazemos a abordagem cadastrando essa população no e-SUS e conseguimos levá-los à Unidade de Saúde da Família para um acolhimento e tratamento, como preventivo, consultas médicas, coleta de exames, entre outros encaminhamentos necessários. Somos a porta de entrada dessa população aos serviços público de Saúde e é um trabalho muito bonito, porque damos oportunidade a essas pessoas em vulnerabilidade de se tratarem e num futuro terem a sua vida normalmente”, detalha Kátia Moura, coordenadora do projeto no 1º distrito.

Fotos: Phelipe Santos

Notícia anteriorINFRAESTRUTURA ‘PREPARA’ RUAS PARA RECEBER O ASFALTO NO PARQUE VENEZA
Próxima notíciaLANÇAMENTO DE CONFERÊNCIA NACIONAL POPULAR DE EDUCAÇÃO SERÁ ON-LINE