PARQUE NATURAL MUNICIPAL BARÃO DE MAUÁ COMPLETA 10 ANOS DE CRIAÇÃO

O Parque Natural Municipal Barão de Mauá completou 10 anos de criação e a celebração aconteceu nesta quarta-feira (19), com um evento de educação ambiental e a feira criativa de Mauá. O encontro reuniu alunos de escolas públicas e particulares; escoteiros de Mauá, um grupo da terceira idade e representantes do Inea, do ICMBio, OAB e Águas do Rio.

O motivo principal da festa foi o anúncio da finalização da licitação para início das obras do Parque, que segundo a Secretaria de Meio Ambiente deve começar no próximo mês. “A obra para criação do complexo foi licitada no final do mês passado e será um complexo extraordinário para o município e para o parque, vamos receber pesquisadores e crianças da educação de Magé. Estamos muito felizes porque a obra deve iniciar em novembro e o prefeito apoiou essa briga com todos os outros órgãos para tornar nosso parque referência”, conta o secretário de Meio Ambiente, Silvio Furtado.

O manguezal é o berçário da vida marinha e praticamente todos os animais marinhos se reproduzem nesse ambiente. De acordo com o gestor do parque, Arthur Nóbrega, o projeto proporcionará uma experiência incrível aos visitantes.

“O parque vai ser a primeira unidade de conservação de Magé que vai ter uma sede, alojamento para pesquisadores, guarita para facilitar a fiscalização ambiental e além disso terá uma sala exclusiva para educação ambiental, onde vamos contribuir para que os visitantes tenham conhecimento, boas práticas e habilidades que visam a proteção do meio ambiente. Nós teremos também um quilômetro de passarela de eucalipto tratado e uma torre para visitação de torres e a experiência para visitação será incrível”, detalha Arthur.

Lígia Santiago, de 79 anos, conheceu o parque junto com o grupo Fênix, que reúne pessoas da melhor idade de Magé. Para ela a experiência foi única e inesquecível. “Eu amei isso aqui, é a coisa mais linda. Nunca vi filhotes de caranguejo e fiquei encantada. Vou avisar todas as minhas vizinhas, amigas e vou chamar meu filho, porque ele ama isso. Ele é doido para conhecer histórias de Magé e aqui conheci muitas, assim como eu ele vai ficar encantado. Esse dia vai ficar na memória”.

O parque fica aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, mas é preciso agendar pelo e-mail da Secretária de Meio Ambiente meioambiente@mage.rj.gov.br.

“O nosso parque é natural e quem visitar vai poder encontrar fauna e flora. Hoje, por exemplo, temos 10 tipos de caranguejo e 116 aves diferentes. O parque tem muita beleza e surpresa, convido a todos conhecer e viver essa experiência”, finaliza o educador ambiental, Adeimantus Carlos.

Fotos: Lucas Santos