PREFEITURA DE MAGÉ FINALIZA CURSO DE INTRODUÇÃO À APICULTURA

Os alunos tiveram aulas práticas e receberão certificado

No último sábado (18), a Prefeitura de Magé através da Secretaria de Agricultura Sustentável e Defesa dos Animais juntamente com o SENAR, Sindicato Rural de Teresópolis e Prefeitura de Guapimirim finalizou o curso gratuito de Introdução à Apicultura, na Faetec. O curso teve duração de três dias e contou com a participação de 14 alunos.

Essa foi a primeira das capacitações gratuitas que a Secretaria de Agricultura Sustentável e Defesa dos Animais está promovendo para o setor rural. “O primeiro passo foi o cadastramento para mapear nosso público-alvo e agora entramos nas capacitações. Promover o conhecimento técnico e oferecer ferramentas para o desenvolvimento rural só vai agregar mais valor ao nosso distrito agrícola, que é um dos nossos objetivos. A apicultura que tem um apelo especial, por sua importância ambiental e também porque temos um serviço pioneiro no estado que é o Disque Abelha”, comemora o secretário municipal Arthur Cozzolino.

Durante as aulas, os alunos aprenderam técnicas básicas para o manejo, conhecimento sobre as abelhas e os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários. Assim como, visitaram dois apiários para as práticas das aulas.

“A importância do curso é o surgimento de uma oportunidade para o mercado de trabalho. Com o aprendizado das aulas, os participantes poderão agregar em uma nova fonte de renda. Todos os alunos vão receber certificados e em breve, teremos novos cursos”, explicou o apicultor, Hélio dos Santos.