PREFEITURA PROMOVE A 10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA SAÚDE

O município segue por melhorias na saúde! Para isso, a Prefeitura de Magé através da Secretaria Municipal de Saúde promoveu a 10ª Conferência Municipal da Saúde, neste final de semana, no Centro Educacional Cozzolino em Piabetá.

O grande encontro contou com a presença de cerca de 300 pessoas entre sociedade civil, trabalhadores do SUS atuantes na rede, gestores e usuários. Nesse ano, a edição teve como tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”.

A secretária de Saúde, Larissa Storte explicou sobre o objetivo do debate.

“A Conferência tem o objetivo de discutir as políticas públicas de saúde. Nós trazemos todas as ações já existentes, e ainda debatemos novas ações”, afirmou.

A Conferência tem como objetivos: analisar a situação de saúde no âmbito municipal, estadual e nacional; debater o tema e os eixos temáticos, definidos no Art.2º deste regimento, analisando as prioridades locais de saúde, para a revisão dos Planos Municipais de Saúde, elaborados para os anos de 2022 a 2025; formular propostas no âmbito do município, para elaboração do Plano e Ação, com vistas a incorporar o conceito do Direito à Saúde no debate público, de forma a ampliar a defesa do SUS no Brasil; e elaborar o Relatório Final, nos prazos previstos por este Regimento. Além de eleger os novos membros do Conselho Municipal de Saúde.

Segundo a vice-prefeita Jamille Cozzolino, a conferência visa o diálogo e a união por mais melhorias na saúde.

“Essa reunião é a oportunidade que temos de dialogar inúmeras melhorias para a saúde do nosso município, e nós estamos fazendo muitas coisas boas. Na conferência está todo mundo entusiasmado e a união faz a força. É gratificante ver as equipes unidas, e isso afirma que estamos no caminho certo”, contou a vice-prefeita, Jamille Cozzolino.

A coordenadora da Rede de Urgência e Emergência, Marilene Formiga declarou sobre a importância da conferência para os profissionais da saúde.

“O evento visa tirar as deliberações para o planejamento dos próximos quatro anos de saúde. Ou seja, todas as ações futuras serão discutidas e decidas nessa ação, como por exemplo a carreira, plano de cargo de salário, as condições de trabalho entre outras”, disse.

Foto: Rômulo Barbosa